O Instagram, embora também pertença ao Facebook Inc., possui políticas diferentes sobre o envio de mensagens ativas em relação ao WhatsApp, Messenger e outros canais, e como plataforma, nós implementamos os recursos de acordo com as regras estabelecidas pelo Facebook Inc. para cada tipo de canal.
No caso do Instagram Direct a comunicação está condicionada ao envio de uma primeira mensagem por parte do cliente que iniciará um cronômetro de 24h no qual o agente estará liberado para o envio de mensagens livremente.
A cada nova mensagem do cliente o cronômetro reinicia a contagem, no entanto, ao atingir suas 24 horas a sessão no Instragram Direct será finalizada, sendo necessário aguardar uma nova mensagem do cliente para que uma nova sessão seja iniciada.
Comunicação ativa
A comunicação ativa está disponível neste canal, ou seja, sua empresa poderá estimular uma nova conversa por uma mensagem, aqui definida como Tag (equivalente ao HSM do WhatsApp).
É possível encaminhar uma Tag utilizando um “agente humano” para instigar uma resposta/ação do cliente, mas a continuidade da conversa estará condicionada a uma resposta por parte do mesmo.
As mensagens ativas no entanto só poderão ser enviadas em até 7 dias após a última mensagem do contato. Após esse período não é mais possível iniciar nenhum tipo de comunicação ativa, somente receptiva, até que o cliente envie uma nova mensagem.
Para mais informações, por favor visite https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform/instagram