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Guia de políticas do WhatsApp Business API

Neste guia, apresentaremos os principais recursos da API do WhatsApp Business e forneceremos informações valiosas sobre como maximizar seu potencial de uso para o seu negócio.

O que é a API do WhatsApp Business?

Se você já ouviu falar em API, mas não tinha certeza do que significa? Não se preocupe, nós te explicamos!

Uma API (Interface de Programação de Aplicativos) é uma maneira de diferentes programas de computador conversarem entre si. Elas são muito usadas em várias atividades online, como quando você envia uma mensagem ou posta uma foto nas redes sociais.

A API do WhatsApp Business é um serviço da Meta que permite que as empresas tenham uma conta dedicada no WhatsApp para se comunicar com seus clientes. Esta ferramenta foi criada especialmente para ajudar as empresas a se conectarem com os clientes pelo WhatsApp por meio de soluções de terceiros, sem o uso do aplicativo de celular.

Com a API do WhatsApp em mãos, você pode conecta-la na ferramenta que melhor te atenda, tal como um chip de operadora em seu telefone.

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Principais pontos que você precisa conhecer!

Constantemente a Meta vem melhorando a experiência das empresas e de seus usuários por meio de suas políticas. Por esse motivo, nós da MAX Person reunimos aqui as principais delas que a sua empresa precisa conhecer antes de contratar.

WhatsApp API vs WhatsApp Business
O WhatsApp Business é um aplicativo de celular que pode ser baixado e instalado pela empresa, já o WhatsApp Business API é um serviço da Meta para empresas que necessitam de soluções mais robustas, não disponíveis no aplicativo comum.
Custos da API (Pagos a Meta)
Atualmente não existem custos para ter uma API ativa, no entanto, a Meta realiza a cobrança de conversas realizadas pela sua empresa; Os valores são pagos diretamente à Meta por meio de cartão de crédito cadastrado no Gerenciador de Negócios da empresa.

Consulte a Tabela de Preços (USD).
Conversas no WhatsApp
Para a Meta uma conversa acontece quando ocorre a trocada de mensagens entre a empresa e os seus clientes dentro de um período de 24 horas.

Quando as mensagens enviadas pela empresa são entregues aos clientes, a conversa é considerada iniciada, e a cobrança é efetuada.

Quando um cliente envia uma mensagem para a empresa e ela o responde, a conversa é considerada iniciada, e a cobrança é efetuada.
Conversas Iniciadas pela Empresa (BIC)
Na Meta as conversas iniciadas pela empresa podem ser classificadas como Marketing, Utilidade ou Autenticação. O custo de uma conversa iniciada pela empresa varia de acordo com a categoria do modelo utilizado. As categorias são cumulativas.
Conversas Iniciadas pelo Cliente (UIC)
Na Meta as conversas iniciadas pelo cliente são classificadas como de Serviço. O custo de uma conversa iniciada pelo cliente é menor que as iniciadas pela empresa e só é cobrado caso a empresa responda a mensagem do usuário.

As primeiras 1.000 conversas de serviço são gratuitas.
Modelos de Mensagens
Os modelos de mensagens (também conhecidos como templates) são mensagens estruturadas e enviadas à Meta para avaliação de conformidade e categorização. Sua empresa somente poderá iniciar conversas por meio de templates aprovados.

O disparo de mensagens também é considerado como conversa, caso não exista nenhuma janela de conversa aberta nas últimas 24 horas.

Todo dia 1° de cada mês a Meta reanalisa a categorização dos templates já aprovados, podendo muda-los de categoria caso entenda que a categoria está incorreta.
Janela de Conversas
Quando você recebe uma mensagem de um cliente, uma janela de atendimento de 24 horas é aberta. Durante esse período, você pode enviar mensagens em formato livre ou modelos de mensagem. No entanto, após a janela de atendimento, só é possível enviar modelos de mensagem.
Conversas Gratuitas
Uma conversa com ponto de entrada gratuito será iniciada se (1) o cliente enviar uma mensagem a você por um dispositivo Android ou iOS usando um anúncio de clique para o WhatsApp ou um botão de chamada para ação de Página do Facebook e (2) você responder em até 24 horas.

As conversas com ponto de entrada gratuito duram 72 horas e iniciam com a entrega da mensagem.

Quando a conversa com ponto de entrada gratuito for aberta, você poderá enviar qualquer tipo de mensagem ao cliente sem cobranças adicionais.
Qualidade dos Modelos e da Conta
Todos os modelos são constantemente avaliados pela Meta a partir de feedback's dos destinatários. Alguns dos critérios utilizados incluem: número de denúncias e taxa de leitura. Modelos classificados pela Meta como ruins são pausados.

Estes foram os principais pontos em relação às políticas e funcionamento do serviço do WhatsApp Business API. No entanto, você também pode ler na íntegra o manual da Meta, com todas as informações destacadas acima.

Atualizado em 23 de maio de 2024
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